Português Deutsch English

 

Vita

Wolfgang Hock nasceu em Bamberg na Alemanha Ocidental, estudou Artes Plásticas na Academia das Belas Artes de Siegen e Filologia Germânica na Alemanha com os Professores Heinz Pramann e Daniel Hees. O trabalho se deu em várias áreas como: pintura, arte gráfica (gravura), fotografia e filme de curta metragem.

Na época de 1977 até o início dos anos 90, ele participou em várias exposições na Europa (Paris, Munique, Duesseldorf, Hamburgo, Amsterdã e.o.) e na América do Norte (Nova Iorque e Montreal / Canadá) e teve também exposições individuais na Alemanha (1987 e 1988).

Wolfgang Hock em Veneza

Recebeu em 1988 o prêmio “Certificate of Excellence” da maior competição da arte internacional “Art Horizons” em Nova Iorque / EUA. Os jurados eram: Ellen Handy do Metropolitan Museum de New York, Illene Susan Fort do Los Angeles County Museum und Walter Robinson, crítico de arte da revista "Art in America".

Nesta época: Muitas viagens para Itália (Veneza, Florença, Roma, Nápoli etc.), Egito (Cairo), Marrocos (Marrakech), Grécia, Turquia (Istanbul), França (Paris, Marseille e.o.), Londres e aos Estados Unidos (Nova Iorque, Chicago, San Francisco, Los Angeles e.o.).

Fim dos anos 80 e início dos anos 90: atividades como professor de arte na universidade de Siegen e em escolas públicas em Wiesbaden / Alemanha.

Em 1993 mudança para o Brasil:

  • Dois anos em Salvador da Bahia. Atividade como professor de línguas e tradutor / intérprete em conjunto com Instituto Goethe e na Escola Pan Americana da Bahia. Continuação das atividades artisticas.
  • Dois anos no Rio de Janeiro. Trabalho em conjunto com o Instituto Goethe.
  • Cinco anos em Curitiba / Paraná no extremo sul do país. Atividade na arte e também no mercado financeiro (BOVESPA) em São Paulo.
  • Wolfgang Hock no estúdio em Fortaleza em 2009

  • 2001 casamento com Ângela Renata e nascimento do seu filho Wolfgang Matthias.
  • 2002 mudança para o Nordeste do Brasil, para Fortaleza, capital do Ceará com 2,5 milhões de habitantes, quinta maior cidade do país, cerca de 4.000 km distante de Curitiba.

A partir de 2008 participações reforçadas em exposições no Brasil e no exterior: Várias viagens para Veneza.

2009 e.o. exposição na Galeria Debret em Belém, com 1,5 milhões de habitantes, capital do estado do Pará / Brasil.

2010 exposição individual na Galeria ARAUCO em Nurembergue (Nürnberg) / Alemanha de 17 de julho até 13 de novembro: Imagens do Brasil - Tirar fronteiras.

Verão 2010: Visita da oficina de artes gráficas de Daniel Hees na Colônia, artista famoso na Alemanha e seu antigo professor de arte.

2010 exposição na Geleria Debret em Belém.

Em 2011, depois de muita reflexão: mudança de volta para Alemanha com toda família, para Bamberg, sua cidade natal, depois de 18 longos anos no Brasil.

2011 e 2012 exposição na Geleria Debret em Belém. Viagens para Berlim.

Estúdio 2014 em Bamberg

2013 exposição na Galeria Debret em Belém e na ARAUCO Gallery em Nurembergue na Alemanha: 20 anos de ARAUCO, artistas da galeria. Viagens para Paris, Veneza e Pádova (Giotto).

2014 exposição na AGORA Gallery em Nova Iorque Manhattan Chelsea. Publicação na revista de arte ARTisSpectrum Vol. 31.
Na Itália: Prêmio de "Maestro D'Arte" e "Special Award Human Rights" em memória de Nelson Mandela, em Lecce / Itália. Premio internacional de arte "Raffaello Sanzio". Publicação no catálogo "EFFETTO ARTE" em conjunto da Segunda Bienal de Arte de Palermo / Sicília / Itália. Publicação Spectrum Miami ART UpClose. Viagens para Viena, Praga e Veneza, estadia longa em Chioggia.

2015 Publicação na revista de arte ARTisSpectrum Vol. 33. Participação na ART UpClose 2015: "A Survey of Contemparary Art", New York, Miami, Monte Carlo. Viagens para França, e.o. Versailles e Paris. Viagem para Brasil: Belém do Pará e Salinas.

2016 exposição individual na ARTIFACT Gallery em Nova Iorque Lower East Side, com catálogo. Participação na ART UpClose World Edition 2016: "A Survey of Contemparary Art", New York City, Miami, Monte Carlo. Viagens para Veneza, Florença (Uffizi) e Toscana, e Nova Iorque, alojamento em Brooklyn.

 

Exposição individual em Nova Iorque em 2016